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BALLNESS

BALLNESS


O ballness é um conjunto de técnicas de exercícios desenvolvidos a partir do uso terapêutico da bola suíça, que envolve o conceito de funcionalidade acima de tudo; ou seja, desenvolver não somente músculos fortes e flexíveis, mas o gesto forte e flexível. Isso implica em observar o corpo em sua totalidade, não ignorando assim a interdependência entre as cadeias musculares e as relações harmônicas entre força, flexibilidade e equilíbrio, na medida certa.

Os movimentos realizam-se a partir do apoio em um ponto de equilíbrio móvel, que é a bola, elemento que proporciona uma dinâmica diferente aos movimentos. A seqüência dos exercícios segue sempre do simples para o complexo, ou seja, dissociar as partes do corpo auxilia a associá-las nas etapas finais dos exercícios. O ritmo dos movimentos, em geral, é lento, estimulando a conscientização dos mesmos. Porém há diversos movimentos de saltos na bola extremamente dinâmicos, que desenvolvem força e resistência nas coxas e pernas.

A bola suíça desempenha o papel de um ponto de apoio móvel, que, por gerar instabilidade, exige a todo instante do sistema neuromotor ajustes finos e dinâmicos da postura, o que ajuda na conscientização dos movimentos e no fortalecimento das musculaturas auxiliares, nem sempre solicitadas em exercícios convencionais. O sistema sensorial de controle muscular para manutenção da postura beneficia-se com estímulos sutis e lentos, proporcionados pela instabilidade. A bola também oferece a dose certa de resistência para o desenvolvimento de força funcional e o conforto nos exercícios dinâmicos, minimizando impactos.

Benefícios do Ballness:
– melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
– alto gasto calórico, de 600 a 800kcal/aula;
– ganho de resistência e tônus muscular nos membros inferiores.



Unidades:

OSASCO